"Depois da minha cirurgia, tive que colocar esta antena parabólica.....recebi alguns comunicados dos meus amigos de todo o planeta...Agradeço a preocupação e mando mil lambidas para todo mundo.....auuuuu..."
ANTENA PARABÓLICA = COLAR ELIZABETANO
Necessário para impedir que o cão se lamba, ou morda o curativo feito logo após uma operação.
O colar é preso à coleira do animal com fita adesiva.
1) Corte o fundo de um vaso ou balde de plástico. Faça quatro furos na parte inferior dele. certifique-se de que as bordas cortadas não tenham saliências que possam machucar o pescoço do cachorro. Forre os furos com gaze e esparadrapo.
2) O mesmo efeito pode ser obtido, utilizando-se uma garrafa peth vazia.
3) Como alternativa, corte um pedaço de papelão em forma de leque, enrole-o, fixe-o com fita adesiva ou amarre-o em forma de cone.
4) Deslize o vaso pela cabeça do cão e amarre-o à coleira com as quatro tiras de gaze.
Para gatos ou cães de pequeno porte pode-se usar um pedaço de papelão, cartolina, ou ainda, uma velha chapa de raio-x, lavada em álcool ou água sanitária. Invista na sua criatividade e faça você, um para seu pet.
1) Use um prato para medir o diâmetro externo do disco que será recortado (aprox. 31cm).
2) Meça o pescoço do animal com uma fita métrica, ou mesmo com um barbante. Essa será a medida interna do círculo e equivale, aproximadamente, a um pires de café.
3) Pegue o pires e coloque no centro do primeiro círculo, risque em volta e recorte. Ficará um disco de papelão com o meio oco.
4) Agora, recorte reto em qualquer ponto do diâmetro do disco, para poder encaxar o colar no pescoço do animal.
5) Observe se o disco não está muito grande, se não o atrapalha para comer e beber. Se for o caso, apare até o tamanho ideal, que deve impedi-lo de lamber a ferida, mas não de se alimentar.
6) No tamanho adequado, junte as bordas cortadas e cole-as com fita adesiva, para evitar que ele arranque o colar.
7) Não é necessário afunilar o colar, ele pode ser reto, como um disco de vinil. Se for usar uma radiografia, lembre-se de revestir o aro interno do círculo com gase e esparadrapo, para não ferir o pescoço do animal.
PIADA ELIZABETANA