COMECE
A SE PREPARAR
PARA AJUDAR
SEU AMIGO CÃO
QUADO A VELHICE DELE, CHEGAR!
Os anos passam muito mais rápido para os cães. Leva em conta que a vida média desses animais é 12 a 15 anos, eles começam a envelhecer.
É muito comum os cães idosos ficarem obesos. Os primeiros sintomas e quando o animal começa a mancar e ter dificuldade de pular ou subir em locais mais altos, como um sofá.
Quando palpado na região da coluna, ele sente dor. O quadro pode progredir e o animal passa a não ter coordenação nos membros (cruza as pernas traseiras ao andar), não consegue mais se levantar, urina e defeca em qualquer lugar (incontinência).
O desgaste das articulações (artrose) também é comum nessa idade. O cão sente dores ao executar movimentos simples. O diagnóstico dessas patologias é feito através do raio-X simples, tomograia/ou mielografia (radiografia da coluna vertebral usando contraste).
Pode estar ocorrendo compressão dos nervos e inflamação na região da coluna afetada por uma hérnia ou calcificação.
O cão deve repousar e ser medicado pelo veterinário com antinflamatórios e analgésicos. O cão que apresentar sinais graves, como paralisia, deve ser submetido a exames como raio-X, tomografia e mielografia para avaliar o grau da lesão. Tratamento
O animal não deve tomar banho ou ser submetido a temperaturas frias durante o tratamento ou quando tiver crises de dor. Em alguns casos, o tratamento cirúrgico. No caso de artrose, o tratamento consiste na administração de analgésicos, anti inflamatórios e medicamentos que estimulem a formação de cartilagem.
Em todos os casos é possível associar-se terapias alternativas ao tratamento, como a fisioterapia e a acupuntura.
Catarata
A catarata é uma condição em que o animal vai perdendo a
visão gradativamente, uma vez que o cristalino (estrutura interna do olho) vai
tornando-se translúcido. Quando observado à luz, o olho do animal tem manchas
brancas. Com o passar do tempo, a catarata evolui e o animal passa a não
enxergar, já que o cristalino está totalmente opaco e o animal tem os olhos
bastante esbranquiçados.
Diagnosticada
precocemente, a catarata pode ser tratada para que sua evolução seja mais
lenta. Nem todos os casos respondem bem ao tratamento. No caso de cegueira,
existe cirurgia para catarata em animais. Algumas raças apresentam
predisposição à catarata e ela pode aparecer precocemente, em animais novos.
É algo que o dono pode e deve prevenir. O cão perde os dentes pelo acúmulo de tártaro. Os animais devem ser avaliados anualmente desde jovens, e a prevenção e/ou remoção do tártaro (quando necessário) devem ser feitos.