Chihuahua de Pelo Longo
Chihuahueño, em espanhol, palavra de etimologia obscura, provavelmente de língua náuatle.
Seu nome vem da região de Chihauhua no México e é descrito como extremamente delicado, afetuoso e possessivo. Assim como todo cão de luxo, como são chamados estes animais de companhia, o chihuahua não é propriamente um cão de caça, embora seja bem visto como um canino de guarda doméstico eficiente. Devido a seu tamanho e sua facilidade de adaptação, é bem tido como animal de estimação por donos inexperientes e práticos.
De acordo com a Federação Cinológica Internacional, a raça de padrão 218, inserida no grupo 9, pertencente a seção 6. É ainda uma das menores raças de cães do mundo, empatada em medidas com a do pequeno cão russo.
Sua origem não é totalmente conhecida e ainda que se saiba de sua raiz mexicana, foi cogitada a possibilidade de ter ancestrais no Antigo Egito ou na ilha de Cuba. Seu reconhecimento mundial deu-se no final do Século XIX, mais precisamente em 1890, ano em que as importações da raça começaram a alcançar o mundo.
No século seguinte, para popularizar ainda mais o cão, houve a aparição do chihuahua ao lado de artistas como a atriz mexicana Lupe Vélez, o diretor Victor Fleming e uma participação no longa-metragem de Cecil B. de Mille, em 1931. Todavia, o que de fato colaborou para a disseminação desta raça no mundo foi principalmente seu aspeto exótico e seu tamanho diminuto.
O chihuahua é ainda uma das raças mais antigas a serem registradas no American Kennel Club. Seu tamanho reduzido limita suas atividades e gera graves problemas ósseos. Por ser um animal bastante dependente, conquistou o apelido de "cão de colo."
CULTURALMENTE
Entre os chihuahuas mais famosos da sociedade humana estão: Boo Boo, o registrado menor cão do mundo; Tkinkerbell, a cadela escritora de Paris Hilton; e Momo, primeira cachorra desta raça a tornar-se policial no Japão.
Filmes como Perdido pra Cachorro e Legalmente loira, tiveram a participação desta raça.
CUIDADOS
Alimente seu chihuahua com pequenas refeições 3 vezes ao dia. A barriga dele é muito pequena e só consegue digerir pequenas quantidades. Certifique-se de alimentá-lo com uma dieta de qualidade que inclua carne como primeiro ingrediente.
Se você tem um chihuahua de pelo longo, você vai ter que escová-lo diariamente. Os chihuahuas de pelo curto podem ser escovados dia sim dia não com uma luva especial ou uma escova de cerdas macias.
Banhe-os uma vez por mês, tendo cuidado para não entrar sabão nos olhos deles, visto que os chihuahuas têm olhos muito sensíveis. Você pode limpar ao redor dos olhos deles com um pano úmido.
Inscreva seu chihuahua num treinamento de obediência que foque no reforço positivo.
Os chihuahuas podem ser teimosos, possessivos, latidores e não são conhecidos por serem legais com crianças pequenas.
Se você os inscrever em algum curso desde cedo, você pode ser capaz de combater alguns desses comportamentos negativos na fase mais precoce.